Compreendendo a Tomada de Decisões Suportada: Capacitando Estudantes e Famílias

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A importância de tomar decisões informadas e conhecedoras no processo de escolha de uma escola é um marco crítico tanto para o aluno quanto para a família. Parte desse processo de escolha da escola considera o papel que os pais e educadores desempenham em fornecer informações de qualidade e orientação para as escolhas futuras que ainda estão por vir no caminho educacional. Conectado a esse conceito de tomada de decisão informada está a prática de tomada de decisão apoiada, que discutimos anteriormente aqui. A tomada de decisão apoiada em um contexto educacional é a ideia de ajudar os alunos a escolher seus caminhos futuros, enquanto lhes permite a independência e liberdade que muitos alunos almejam. Introduzir informações para guiar o processo de tomada de decisão é parte de ajudar o aluno a estudar e alcançar um nível mais alto de conhecimento. Está nos valores do Colégio Impacto Porangatu ser um centro de excelência educacional, e parte dessa excelência requer envolver todas as partes interessadas nesse processo de crescimento e aprendizado. Vamos dar uma olhada em como isso se parece na prática.

No dia a dia, as escolas oferecem uma série de oportunidades aos alunos onde eles podem desenvolver suas habilidades de tomada de decisão. Desde escolher onde sentar durante os intervalos, até as escolhas menores, como o que comer no lanche, cada pequena decisão faz uma diferença significativa. É por isso que é tentador pensar que promover a tomada de decisão apoiada é possível apenas durante os momentos de maior impacto, como a decisão de começar a faculdade. Um exemplo real da integração da tomada de decisão apoiada em cenários cotidianos no Colégio Impacto é o processo de caracterização do estilo de aprendizagem de cada aluno. No início de cada ano letivo, com a orientação de seu educador e o apoio de sua família, os alunos realizam um teste para identificar se aprendem melhor pela visão, toque ou audição, por exemplo. O educador então apresenta essas informações de duas maneiras: primeiro em uma reunião individual com os pais, e segundo em uma reunião com toda a família.

O papel do educador é explicar os resultados do teste ao aluno e à família, e ajudá-los a decidir a melhor maneira de atender às necessidades de aprendizagem do aluno. Embora isso possa parecer um processo fácil e direto, para alguns alunos e famílias pode ser uma decisão difícil de tomar. Para aqueles alunos que demonstram preferência por certos métodos de aprendizagem, pode ser um desafio tentar aprender usando métodos diferentes. O papel do educador não é “escolher” pelo aluno, mas fornecer insights e conselhos com base em sua experiência direta com o aluno, e apresentar opções que possam ser úteis para aquele caso específico.

Cada família terá uma reação diferente às informações apresentadas pelo educador, mas a ideia é que se sintam competentes o suficiente para expressar suas preocupações, se tiverem alguma. Isso empodera tanto o aluno quanto a família, pois eles podem tomar uma decisão informada com base em fatos, em vez de apenas em opiniões pessoais e suposições. Os benefícios de pais e responsáveis se envolverem no processo de aprendizagem de seu filho, ou demonstrarem disposição para participar da avaliação das técnicas de aprendizagem, podem estar sempre presentes (Verissimo e Wiegmann, 2017), e os pais, professores e alunos do Colégio Impacto Porangatu os abraçam em suas rotinas diárias.

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